DADOS:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Compreender a organização do calendário;
· Descobrir curiosidades sobre as datas de nascimento;
· Investigar aspectos da história de vida;
· Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;
· Ampliar o vocabulário;
· Conhecer palavras diferentes;
· Compreender a diversidade cultural;
· Utilizar os recursos existentes
no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando
construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e
habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância
da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização desta aula, se faz necessário que já
tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e
a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de
escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções
básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do
laptop Classmate do Projeto UCA.
Estratégias e recursos da aula
Data de nascimento!
Professor, trabalhar com a data de nascimento das crianças aproxima o trabalho da vida do aluno e favorece o seu envolvimento com as atividades propostas. Para isso, propomos uma aula em que todos possam falar sobre sua história de vida e sobre suas preferências, num processo aliado à aprendizagem da leitura e da escrita. Vamos lá!
Você sabia? A
utilização de atividades que possibilitam a criança a pensar sobre as
características do sistema alfabético de escrita, favorece a sua
reflexão e autonomia frente à sua própria escrita. (BRASIL, 2012.).
Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa, perguntando para os alunos se eles sabem o dia do aniversário. Instigue os alunos a descobrirem a relação entre data de nascimento e aniversário. Em seguida, explique para a turma que a comemoração do aniversário significa festejar o nascimento.
Nosso painel de aniversariantes: tem uma mensagem para você!
Quando todos terminarem peça para que entreguem a mensagem para que o colega possa ler.
Em seguida monte um painel com as datas dos aniversários e abaixo afixe a mensagem, a qual deverá ser assinada.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, providencie uma cópia para cada aluno do calendário abaixo ou do período que estiver trabalhando.
Fonte: Sítio: “Ciência hoje”. Disponível em: <http://office.microsoft.com/pt-br/templates/calendario-anual-de-fotos-de-domingo-a-sabado-2014-TC102911902.aspx>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Peça para cada aluno fazer um círculo:
- no dia em que nasceu;
- no mês de seu aniversário.
- Qual o dia da semana do ano de 2014 que é o seu aniversário?
- O seu aniversário ficou mais perto de qual colega da turma?
Professor, organize com a turma uma tabela contendo os aniversariantes de cada mês. Veja o exemplo abaixo:
Janeiro
|
Fevereiro
|
Março
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Julho
|
Agosto
|
Setembro
|
Outubro
|
Novembro
|
Dezembro
|
Agora, os alunos poderão responder algumas questões no caderno de Matemática:
- Qual mês tem mais aniversariantes?
- Tem algum mês que não tem aniversariante na turma?
O ano que nasci!
Professor, peça para cada aluno fazer uma investigação junto aos
seus familiares, de informações sobre a data de nascimento. Para isso,
os alunos poderão responder às seguintes questões:- Qual o ano de meu nascimento?
- Qual foi o dia da semana que nasci?
- Como foi este dia na família?
Turma Da Mônica - Bruxarias no Aniversário
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NKgeYw4Vohg>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Após assistirem ao vídeo, organize os alunos em duplas e peça para montarem uma festa de aniversário virtual. Para isso, os alunos poderão pesquisar imagens na internet. Leve-os ao laboratório de informática ou se a sua escola faz parte do UCA, solicite que utilizem o laptop Classmate , acessando Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Veja algumas sugestões de sítios interessantes:
Ao encontrarem as imagens, os alunos poderão colá-las no programa KWord do laptop Classmate acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto.
Explique para a turma que terão como desafio criar diversos elementos que compõem uma festa de aniversário e para isso eles terão que criar:
- O convite de aniversário com os dados: data, local, idade do aniversariante.
- Um tema para a festa;
- Escolher o tipo de comida a ser servida;
- Dentre outras opções.
Quando tudo estiver pronto, faça um momento de socialização dos trabalhos. Para isso, cada dupla poderá mostrar o trabalho no próprio laptop ou você pode imprimir todos os trabalhos e fazer um painel com as produções.
Aniversário da Mônica! Vamos jogar!
Professor, auxilie a turma a acessar o sítio abaixo para que possam
jogar e se divertir com a festa da personagem Mônica! Os alunos poderão
ser organizados em duplas para favorecer a interação durante o jogo.Fonte: Sítio: “Jogos da Turma da Mônica Jovem”. Disponível em: < http://www.jogosdamonicajovem.net/2013/05/aniversario-monica.html>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Após conseguirem formar a imagem, peça para cada dupla elaborar uma história sobre o aniversário da Mônica. Para isso, a turma poderá utilizar o caderno de Língua Portuguesa.
Depois, peça que leiam a história construída para a turma.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, retome a atividade realizada junto aos familiares, pedindo que cada aluno conte para a turma as suas descobertas.
A floresta com data de nascimento
Fonte: Sítio: “Ciência hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-floresta-com-data-de-nascimento/>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Após a leitura do texto online, que tal criar com a turma um texto coletivo, registrando os motivos que levaram a floresta do texto a ter data de nascimento? Instigue a participação de todos. A turma poderá pensar sobre as seguintes questões:
- Por que foi criada uma data de aniversário para a floresta?
- Quais os benefícios de ter uma data de nascimento para a floresta?
- O que mudou com a fixação de uma data de aniversário?
Criando uma data de aniversário para algo especial
Após este momento, proponha que cada aluno faça um texto no caderno de Língua Portuguesa, contendo os motivos da escolha do objeto especial e a escolha da data de aniversário, justificando as características que foram importantes para se marcar uma data de aniversário.
Agora, solicite que cada aluno faça uma ilustração do texto utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint) ou outro editor de imagens. Mas, você poderá também solicitar que façam a ilustração no papel.
Curiosidades!
Professor, auxilie os alunos a explorarem os sítios abaixo e obterem informações sobre a origem das festas de aniversário:Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/curiosidades/aniversario.htm>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-o-costume-de-apagar-velas-em-bolos-de-aniversario>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quando-surgiu-o-costume-de-comemorar-aniversarios>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/2615042>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Após a exploração dos sítios, entregue para cada aluno massas de modelar coloridas. Peça para cada aluno criar um bolo de aniversário e nele colocar a quantidade de velas que representa a idade dele.
Ao final, faça uma exposição com as produções artísticas dos alunos e promova um momento para que cada aluno explique:
- O sabor do bolo;
- A idade que está comemorando.
Professor, leia com a turma o texto abaixo, que pode ser acessado pelo sítio sugerido.
Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/carinha-de-um-focinho-do-outro/>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Após a leitura do texto, peça para cada aluno usar a criatividade e criar um presente especial para o seu melhor amigo. Ao final, faça um momento de socialização das ideias.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Socializando
Professor, monte com a turma um painel de aniversariantes para toda a
escola. Para isso, providencie doze cartolinas e em cada uma auxilie os
alunos a escreverem o nome de um mês do ano. Afixe-as no mural da
escola e faça um passeio com a turma nas outras salas de aulas
explicando que cada aluno poderá colocar o seu nome na cartolina
referente ao mês do seu aniversário. Deixe as cartolinas afixadas
durante duas semanas.Depois, recolha todos os cartazes e organize as informações com a turma em um gráfico.
Para isso, você poderá escrever os nomes dos meses na horizontal e fazer barras para representar a quantidade de aniversariantes em cada mês. Analise com a turma as informações do gráfico:
- Qual é o mês que mais tem aniversariantes na escola?
- Qual é o mês que tem menos aniversariantes?
- No seu mês de aniversário tem quantos colegas aniversariando?
Ao final do trabalho, afixe o gráfico no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso à organização das informações.
Recursos Complementares
Sugestões de links para alunos:
. Sítio: “Pastoral da criança”. Disponível em: < http://pastoraldacrianca.org.br/pt/tema/2596-registro-de-nascimento-o-primeiro-documento?showall=&start=1>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Aniversário de criança”. Disponível em:< http://www.aniversariodecrianca.noradar.com/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
. Sítio: “Pastoral da criança”. Disponível em: < http://pastoraldacrianca.org.br/pt/tema/2596-registro-de-nascimento-o-primeiro-documento?showall=&start=1>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Aniversário de criança”. Disponível em:< http://www.aniversariodecrianca.noradar.com/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Avaliação
A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e
pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a
participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis
facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto,
verifique se os alunos: refletiram e compreenderam o sistema alfabético
da escrita, ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos
existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir
conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho
pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo,
cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem.
Referência:
MUNIZ,Luciana Soares.Uma aventura pelo calendário:descobertas das datas de nascimento.22/04/2014. Disponível em : <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55102>.Acesso em: 22 abr.2014
Referência:
MUNIZ,Luciana Soares.Uma aventura pelo calendário:descobertas das datas de nascimento.22/04/2014. Disponível em : <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55102>.Acesso em: 22 abr.2014
Oo
Nenhum comentário:
Postar um comentário